Diz a teologia: “Deus sabe tirar do mal o bem”, o que é conforme a lei de causa e efeito. Ninguém deixará de pagar tudo até o último centavo. (São Mateus 5: 26).

E conforme a evolução dos espíritos imortais que somos e que, às vezes, habitamos corpos físicos carnais, as nossas verdades adquiridas estão sempre sendo aperfeiçoadas, mesmo as reveladas na Bíblia, as quais não são completas, imutáveis e definidas para todas as eternidades. “Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas vós, agora, não as podeis suportar.” (João 16: 22). Isso quer dizer que somente quando as pessoas estiverem mais evoluídas, em outras reencarnações, poderão entendê-las.

E dentro do cristianismo, é através da doutrina espírita (o Consolador prometido) que percebemos que chegou essa época que nos dá condições de podermos entender o que falou o maior dos mestres. De fato, com a evolução da Ciência, e o Espiritismo é ciência, ela nos permite o entendimento de certas coisas que, na época de Jesus, as pessoas não entendiam, por exemplo, a reencarnação que, na Bíblia, é a ressurreição. Sim, pois, a ressurreição é do espírito e não do corpo. “Temos dois corpos, um espiritual e outro material, e ressuscita o corpo espiritual.” (1 Coríntios 15:44). E, então, expressemo-la assim: Em vez de dizermos creio na ressurreição ‘da’ carne, digamos creio na ressurreição na carne. Isso significa que um corpo novo surge da terra, a fim de que o espírito ressuscite ou reencarne nele. Também, a ressurreição só pode ser de fato do espírito porque ele é imortal e existe para sempre, desde que ele foi criado por Deus e suscitou ou encarnou-se, pela primeira vez, na carne ou corpo que foi criado para ele, como são criados novos corpos para ele, toda vez que ele ressuscita ou reencarna. E observemos que se ele se encarnou pela primeira vez num corpo, é normal que ele se encarne novamente em novos corpos, como disse o grande poeta e filósofo francês Voltaire.

O corpo vem do pó e volta para o pó, definitivamente. “Se ocultas o teu rosto, eles se perturbam; se lhes corta a respiração, morrem e voltam ao seu pó.” “Envias o teu hálito (o espírito que reencarna), eles são criados e renovas a face da terra.” (Salmo 104: 29 e 30). “…o que desce à sepultura, jamais tornará a subir.” (Jó 7: 9). “Tu és pó e ao pó retornarás.” (Gêneses 3: 19). E o que desce à sepultura, voltando ao seu pó, é o corpo, jamais o espírito.

O homem, em sua essência, é espírito encarnado. E o espírito encarnado ou desencarnado, se for atrasado, ele atrai espíritos de sua sintonia ou vibração, ou seja, espíritos também atrasados, que lhe fazem mal e o influem para o mal, podendo o obsidiar e até mesmo possuí-lo (possessão). E como mostra um espírito, na questão 459 de “O Livro dos Espíritos”, de Kardec, os espíritos não somente influem em nossa vida, mas dominam a nossa vida.

Mas se há os espíritos atrasados ou maus, que nos prejudicam, há também os bons que nos fazem bem. Também, de acordo com a lei de causa e efeito, o mal que um espírito ou nós fazemos a alguém pode ser um bem, pois podemos estar dando ao ofendido por nós a oportunidade de ele estar pagando o pecado ou mal que ele fez ao seu semelhante ou a si mesmo!

E conforme essa lei de causa e efeito, Jesus até disse (Mateus 18: 7) que o pecado ou o mal é necessário neste mundo, mas ai de quem ele vem!

PS: Contato com este colunista para palestras e seminários bíblico-espíritas: (31) 3373-6870 jreischaves@gmail.com