Temos nessa passagem, o relato de Lucas quando nos informa sobre a visita do Mestre à casa das irmãs Marta e Maria.

Como sempre Jesus estava acompanhado dos discípulos em suas jornadas missionárias, Marta ao receber o Mestre em seu lar, preocupou-se em servi-los, portanto estava atarefada locomovendo-se rapidamente pela casa.  No entanto Maria, ficou aos pés de Jesus ouvindo-Lhes as orientações, embevecida pela beleza de seus ensinamentos.

Em determinado momento Marta chega-se perto de Jesus e solicita-lhe que peça à irmã de auxilia-la na tarefa de servir aos presentes.

O Mestre lhe diz uma frase belíssima e ainda tão atual aos nossos dias presentes: “Marta, Marta, inquieta-te e te agitas a respeito de muitas coisas, porém uma só é necessária, e Maria escolheu a boa parte, que não lhe será tirada”.

Porque Jesus fala da “boa parte, que não lhe seria tirada” e o que tem de tão atual essa frase para todos nós atualmente.

  • Quantas vezes, somos convidados a irmos ao Centro Espírita, ou Templo Religioso, para escutar e analisar os ensinos do Mestre Jesus, e nos esquivamos com afazeres de somenos importância.
  • Quantas vezes, percebemos a carência de parentes, materialmente menos favorecidos e evitamos de convidá-los a participar de nosso, conforto, ou opulência, dando preferência aos amigos de igual status social.
  • Quantas vezes, preferimos perder horas passeando pela cidade, ou no Shopping perto de nossa casa, somente para distração de nossas horas ociosas, evitando de efetuar alguma tarefa que poderia ser útil ao semelhante, ou uma visita a um doente, ou uma ligação telefônica para alguém que está com abatimento moral, quando alguma palavra de conforto e esperança lhe seria de lenitivo.
  • Quantas vezes, ficamos sabendo de uma família que está atravessando uma carência material, quer de alimentos, de remédios, de agasalhos. Temos um primeiro impulso em ajudar, mas, deixamos passar dias e dias para que outras pessoas nos antecedam.
  • Inúmeras vezes, perdemos horas e horas com o celular na mão, lendo mensagens dos amigos, ou simplesmente curiosidades que são postadas para fazer passar o tempo.
  • Repetidas vezes acreditamos que os missionários são criaturas que reencarnam com a missão de servir ao semelhante, e nos justificamos não termos as qualidades e a maturidade suficiente para poder servir, que vamos deixando para outras vidas, pois nessa temos outras coisas que nos interessam mais.

Gostaria de convidar a todos (inclusive eu), para podermos ter em nossos corações, a disposição de Maria, e não de Marta. De aproveitarmos “ a boa parte “ mencionada por Jesus: o estudo, análise e assimilação do evangelho tem que ser uma dinâmica constante, pois somos seus “ fieis “ seguidores, como se Jesus estivesse presente nos falando, seguir seus exemplos na prática das inúmeras oportunidades em sermos úteis ao semelhante.

Aproveitemos o tempo, esse tesouro das horas que nos é oferecido, para realizar algo de bom em nossa longa caminhada. Já perdemos muito tempo em nossa presente existência, desde que a luz da Doutrina Consoladora nos ampara e orienta sempre para seguir as pegadas do Mestre Jesus.

Os afazeres de “ Marta “ são importantes, mas o caminhar com Jesus é a “ boa parte que não nos será tirada”.

Pensemos nisso. Muita Paz.