Trecho do livro:
“O Evangelho de Jesus em Espírito e Verdade”
Por J. Herculano Pires

Item: Tomé e Jesus – (João 20:24-25)

Nós sabemos que este trecho prossegue informando que oito dias depois, estando novamente reunidos os discípulos, Tomé apareceu e Jesus se manifestou e apresentou as suas mãos com as chagas, mandando Tomé tocá-las a fim de compreender que ele realmente havia ressuscitado e ali estava junto deles.

Essa passagem é da mais alta importância para o espiritismo uma vez que mostra como o cristianismo nasceu e se desenvolveu na mesma orientação do espiritismo através não apenas do ensino oral referente aos problemas espirituais, mas também com a demonstração prática, a demonstração viva da realidade do espírito após a morte, da realidade desta existência maravilhosa, que a vida pós morte do homem.

Nós vemos assim – e esta é uma observação muito interessante – que foi desenvolvida por Frederic Myers no seu livro A Personalidade Humana de maneira empolgante. Vemos assim que aquilo que hoje se passa no espiritismo, a observação dos fatos, para sobre eles estabelecermos a realidade de uma religião baseada na razão e na verdade, essa observação também havia no espiritismo primitivo, no cristianismo de Jesus, aquele cristianismo que nos expunha de maneira bem precisa os princípios morais ligados ao mesmo tempo à demonstração da realidade do espírito na sua sobrevivência após a morte.

Jesus mesmo, ele próprio, além daqueles muitos episódios dos evangelhos em que nós notamos constantemente a manifestação de espíritos através das pessoas, na ocasião chamadas endemoninhadas, e vemos também as manifestações sublimes através de entidades que apareciam como resplendente de glória. É o que verificamos pelo menos na manifestação do Monte Tabor quando Jesus transfigurou-se diante do fenômeno mediúnico, irradiando as suas forças psíquicas através da sua face divina e do esplendor do seu corpo, e ao seu lado se manifestarem Moisés e Elias.

Apareceram ali, por assim dizer, materializados, manifestando-se objetivamente para confirmarem a realidade da sobrevivência.

Nosso Jornal Eletrônico – Jacira Cruz
São Paulo, FEVEREIRO de 2019 – ANO 07 – nº 41
E-mail: nossojornal.jacira@uol.com.br