Tudo no Universo se move na direção do progresso. Nada fica estagnado pois as Leis Divinas atuam de forma inexorável.

A própria Terra, em passado longínquo, quando ainda se encontrava em condições primitivas, aguardava a oportunidade de galgar melhores condições, o que somente foi possível através da evolução da humanidade que nela fazia morada.

Por analogia, percebemos que a melhoria nas condições do inquilino, nos seus mais diversos aspectos, fatalmente leva à melhoria do local onde ele vive. Quanto mais o homem aprende, mais ele cuida de seu local, o embeleza, melhora as condições de higiene, de organização, etc.

Então, passada essa fase inicial da caminhada terrena – o mundo Primitivo, adentramos ao mundo de Provas e Expiações, onde o trabalho maior foi o de despertar a consciência humana, trabalhando-se para a implantação do bem através da correção dos equívocos praticados.

E agora estamos às portas de uma nova fase – o mundo de Regeneração, processo já em curso, cuja duração para a sua implantação definitiva dependerá do trabalho individual na busca do melhor.

E quando a humanidade se encontra madura para subir um degrau marcante em sua evolução, ou seja, uma nova fase como agora acontece, pode-se dizer que “OS TEMPOS SÃO CHEGADOS”.

As dificuldades encontradas são imensas, mas é preciso que busquemos estar atentos às recomendações que nos foram dadas por Jesus.

De início lembramos a necessidade de nos aproximarmos dos irmãos, pois não se chega ao Pai sem antes se conciliar, amar, auxiliar o próximo.

“Reconciliai-vos o mais depressa com o seu adversário”- “Amai os vossos inimigos” são orientações que precisamos colocar em prática continuamente me nossa vida.

Não podemos, então, nos esquecer da importância do LAR, eis que se apresenta como a melhor oficina de aproximação daqueles que encontram pendências a serem resolvidas. É através do LAR, da vida em família, que acontecem os grandes resgates, as grandes vitórias no campo do sentimento maior – o AMOR.

Lamentavelmente nos dias de hoje muitos não sabem distinguir um LAR de uma simples CASA. A casa é matéria – nos abriga das intempéries, enquanto que o LAR é sentimento, é amor, amizade, colaboração.

Emmanuel, no livro O CONSOLADOR, questão 110 diz que “ – A melhor escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter”. Os estabelecimentos de ensino, propriamente do mundo, podem instruir, mas só o instituto da família pode educar. É por essa razão que a universidade poderá fazer o cidadão, mas somente o lar pode edificar o homem. Na sua grandiosa tarefa de cristianização, essa é a profunda finalidade do Espiritismo evangélico, no sentido de iluminar a consciência da criatura, a fim de que o lar se refaça e novo ciclo de progresso espiritual se traduza, entre os homens, em lares cristãos, para a nova era da Humanidade.”

Cuidemos de nosso LAR, para que aqueles que nele vivem engrossem as fileiras daqueles que trabalham na edificação do Mundo de Regeneração.

23/03/2018