Judeus do mundo inteiro se consideram descendentes dos filhos de Jacó, as doze tribos de Israel. Desses doze filhos, o mais significante é o quarto: Judá. Ele não era o primogênito, mas foi o mais influente. Seus descendentes fundaram a capital do Reino de Judá em uma pequena cidade na montanha chamada Jerusalém.  

Origem bíblica do nome: Depois da destruição do Templo¹, toda uma nação foi chamada de “habitantes da Judeia” e, posteriormente, de “Judeus”. Mas, o que é um Judeu? Segundo o livro de Gênesis (29:32), a matriarca Léia, esposa de Jacó, teve um filho e o chamou Rúbens – Porque o Senhor atendeu à minha afliçãopor isso, agora me amará o meu marido. -> (Gên 29:33). E concebeu outra vez e teve um filho, dizendo: Porquanto o Senhor ouviu que eu era aborrecida, me deu também este e chamou o seu nome Simeão. -> (Gên 29:34) E concebeu outra vez e teve um filho dizendo: Agora, esta vez, sajuntará meu marido comigo, porque três filhos lhe tenho dado; por isso chamou o seu nome Levi. -> (Gên 29:35) E concebeu outra vez e teve um filho dizendo: Esta vez, louvarei ao Senhor. Por isso chamou o seu nome Judá e cessou de ter filhos.

Em português este nome não tem significado. Mas na verdade, a palavra que representa louvor ou agradecimento em hebraico é hodaya. Léia diz: “eu louvarei” – odeh – e o chama de Judá – Yehuda.

O nome Judá tem origem a partir do hebraico Yehudah, que pode ser traduzido para a língua portuguesa como “louvado”, “glorificado” ou “exaltado”. Este nome seria uma derivação da expressão hebraica Yah hu Dah, que era considerada uma exaltação de agradecimento à Deus.

Se perguntarmos para alguém quem é a pessoa mais importante da Bíblia, é possível que diga: Abraão, Moisés, David ou Jesus. Mas entre os diversos personagens bíblicos que marcaram a identidade dos leitores contemporâneos da Bíblia, nenhum supera o quarto filho de Jacó: Judá.

“Os descendentes de Judá superaram todos os familiares e

até deram o nome à religião judaica”.

(¹) 3000 anos de Jerusalém

            Conta a tradição que, ao decidir construir o Templo, quis Salomão que não fosse apenas sua a obra, mas de todo o povo, e por isso o convocou a participar, cada qual da maneira que seus recursos lhe permitissem. Alguns trouxeram ouro, prata, madeiras preciosas, tecidos… aqueles que poucos recursos tinham, resolveram, trazer, com muito esforço, as maiores pedras que pudessem carregar…

Os judeus e o descobrimento do Brasil

            O primeiro cristão-novo veio com a frota do descobrimento, em 1500. Era o notável intérprete Gaspar da Gama, que recebera o batismo daquele que lhe dera o nome, Vasco da Gama, o famoso navegador das Índias… Deste modo, podemos dizer que judeus, ou melhor, cristão-novos, e entre eles judaizantes, encontram-se entre as primeiras levas de colonizadores no Brasil.

Jacira Cruz é membro da família NPM