Zaqueu foi um chefe dos publicanos em Jericó que se tornou seguidor de Jesus.

A história de Zaqueu na Bíblia (Lucas 19:1-10) destaca seu arrependimento genuíno.

Zaqueu morava e trabalhava no distrito de Jericó.

Importantes rotas comerciais passavam naquela região, que também contava com um palácio herodiano.

Esta região, era uma fonte de impostos muito significativa.

Jericó era uma das três principais coletorias de impostos da Palestina e Zaqueu era um dos principais responsáveis por essa arrecadação.

Zaqueu tinha sob sua supervisão alguns coletores responsáveis por arrecadar os impostos indiretos para o governo romano.

Isso significa que Zaqueu era um homem importante, uma pessoa proeminente em sua região. Era um homem rico.

Zaqueu aparece na narrativa bíblica como alguém que estava muito desejoso de se encontrar com o Senhor Jesus.

Quando ficou sabendo que Jesus estava passando por sua cidade, procurou vê-lo a qualquer custo.

Mas Zaqueu era de baixa estatura e, por causa da multidão, ele não conseguia ver o Mestre.

Então, sem se importar com sua posição social, ele subiu em uma figueira sicômoro para ver Jesus passar.

Quando Jesus se aproximou de onde Zaqueu estava, logo lhe disse: “Zaqueu, desça depressa, porque hoje eu vou ficar em sua casa” (Lucas 19:5).

Zaqueu desceu depressa e recebeu Jesus prazerosamente.

É interessante notar que apesar da ansiedade de Zaqueu em querer ver Jesus,

ele parece ter ficado surpreso pelo fato de a iniciativa do contato entre eles ter partido do próprio Senhor e não dele.

Isso significa que Zaqueu desejava vê-lo, mas era Jesus quem estava buscando por ele.

Além disso, Jesus não pediu permissão a Zaqueu para pousar em sua casa.

O Senhor simplesmente disse: “Hoje eu vou ficar em sua casa”.

Diante da atitude de Jesus, todo o povo começou a reclamar.

Eles ficaram indignados, porque Jesus havia dito que visitaria a casa de Zaqueu.

Os judeus odiavam os publicanos. Eles consideravam os coletores de impostos como ladrões, extorquidores e traidores.

Mas Jesus havia prometido pousar justamente na casa do principal desses coletores.

Jesus estava buscando um dos homens mais detestados daquela cidade!

No encontro com Jesus, Zaqueu demonstrou realmente a natureza de seu arrependimento.

Esse arrependimento não ficou apenas na teoria ou se limitou a palavras vazias.

Ele revelou esse arrependimento na prática ao declarar estar doando, naquela mesma hora, metade de suas posses aos pobres.

Ele não estava tentando obter a salvação através de boas obras,

mas estava entregando, diante de Jesus, simplesmente sua oferta de ação de graças.

Mas Zaqueu não parou aí. Ele se comprometeu a devolver quadruplicada qualquer quantia que tivesse defraudado de alguém.

Considerando o fato de ele ter doado metade de suas posses aos pobres e declarado,

na presença de todos, uma restituição tão generosa, parece claro que Zaqueu tinha sido desonesto ao longo de sua vida.

Naquele dia, Jesus mostrou compaixão para com alguém que, certamente, não merecia.

Sim, Jesus entrou numa casa que ninguém mais gostaria de entrar.

 

Zaqueu pôde ouvir de Jesus: “Hoje, a salvação entrou nesta casa, porque até este homem é um filho de Abraão” (Lucas 19:9).

Jesus não disse que um mero conforto, uma alegria superficial ou uma prosperidade terrena e passageira havia entrado na casa de Zaqueu.

Ele foi claro ao dizer que a salvação, não menos que isto, havia entrado em sua casa.

Zaqueu e as demais pessoas daquele lar estavam diante da maior bênção que poderiam receber.

Jesus declarou que Zaqueu era filho de Abraão. Jesus estava se referindo ao sentido espiritual.

Naquele dia, Zaqueu estava se juntando, pela fé no Filho de Deus, à verdadeira descendência de Abraão (cf. Gálatas 3:9,29).

A história de Zaqueu termina com a confirmação, por parte de Jesus, que de fato havia sido Ele quem encontrou o chefe dos publicanos e não o contrário.

Jesus buscou, encontrou e salvou Zaqueu.

O Bom Pastor havia encontrado uma de suas ovelhas perdidas (Lucas 15:1-7).

Poucos dias depois, Aquele a quem Zaqueu recebeu em sua casa, derramaria seu sangue e entregaria sua vida também em seu favor.

Bom Dia!

Como Zaqueu, também somos atraídos pelo amor de Jesus…

podemos descer da árvore, recebe-lo em nossa casa… sentir seu amor e seguir nosso caminho.